/blog

Afinal, o que é marketing?

Por Alini Eliza Garcia| Marketing|

 Mas vou começar explicando o que não é marketing. Isso mesmo... Muitos empreendedores ainda pensam que o marketing é simplesmente fazer uma propaganda, ou ter um Facebook da sua empresa, mas essas ações são apenas uma pequena parte da estratégia de marketing.

O marketing é composto por um conjunto de ações, análises e estudos, focando sempre na melhoria do negócio e em atender os objetivos do cliente.

Algum tempo atrás, o marketing era visto como acessível somente para grandes empresas, porém hoje, com estratégias eficientes e exclusivas é possível que pequenas empresas também apliquem estratégias de marketing em seus negócios, de forma eficiente. Na verdade, ele é fundamental para as pequenas empresas que querem se destacar, alavancar vendas e posicionar o produto ou serviço no mercado.

Em um cenário cada vez mais competitivo e com clientes cada vez mais exigentes e bem informados, os empreendedores precisam encontrar formas de divulgar seu produto e serviços, e desenvolver um canal de comunicação eficaz entre sua marca e seu público.

Assim, com estratégias e ações de marketing bem pensadas, o empreendedor será capaz de mostrar os diferenciais da sua marca, suas qualidades e seus pontos fortes. Dessa forma, o planejamento marketing se torna essencial para entender qual será a melhor forma de comunicar sua mensagem ao seu público alvo.

Hoje existem diversas opções de ações de marketing, e com tantas opções muitas vezes o empreendedor considera ações com alto custo e não tão eficazes. Por isso é essencial ter acompanhamento de um profissional de marketing, que irá entender e analisar os objetivos e os caminhos mais acessíveis e assertivos.

O marketing para pequenas empresas procura entender de forma objetiva as necessidades da empresa e as expectativas do cliente, embasado sempre nos valores disponíveis para investimento, planejamento e executando ações   focadas, direcionadas e pensadas estrategicamente, viabilizando um planejamento eficiente e  garantindo resultados reais.

Gostou? Confira nosso vídeo sobre o tema no #marketingnalata: